quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Patrocinadores

A partir da década de 1980, a publicidade estava liberada nas camisas de futebol, mas o Corinthians não conseguia encontrar patrocinadores. Era o período da Democracia Corintiana, e a camisa estampou nas costas a frase "Dia 15, vote!", embalado pelas eleições diretas para governador em 1982.[111] Naquele mesmo ano, a empresa de material esportivo Topper exibia o seu logo no lado direito da camisa e, na final do Campeonato Paulista, contra o São Paulo, exibiu nas costas - como exigia a legislação da época - o patrocínio da Bombril. Em 1983, a Cofap foi a primeira marca a ocupar também a frente da camisa, a partir do Campeonato Paulista. Em 1984, para renovar o contrato do ídolo Sócrates, o clube contou com ajuda de uma empresa Corona, que assim conseguiu mantê-lo, mas, em troca, pintou um chuveiro na parte frontal da camisa.[111] A partir de 1985, passou a ser patrocinado pela Kalunga, em acordo que perdurou até 1994. Desde então, o clube mudou de patrocínio constantemente. Na era Ronaldo, o clube manteve um contrato com o "Grupo Hypermarcas", além de ter vendido outros espaços da camisa para outras empresas.
O Corinthians teve a Bombril, Iveco, Marabraz para os jogos da final da Copa Santander Libertadores de 2012. Fisk e TIM, que são patrocinadores desde a última temporada 2011, seguem ocupando seus espaços normalmente


1983Brasil Cofap
1984França Bic
1984Brasil Corona
1985-1994Brasil Kalunga
1995-1996Brasil Suvinil
1997-1998Brasil Excel
1998Brasil Embratel
1999-2000Brasil Batavo
2000-2004Estados Unidos Pepsi
2005-2007Coreia do Sul Samsung
2008Brasil Medial Saúde
2009Estados Unidos Visa
2009Brasil Batavo
2010-2012Brasil Hypermarcas (Neo Química/Jontex)
2012Itália Iveco
2012-2014[1]Brasil Caixa



Histórico de patrocinadores



1982 - Bombril
Surgiu na camisa corintiana apenas para a decisão do título paulista daquele ano, contra o São Paulo. E só nas costas, como exigia a legislação da época.
1983 - Cofap
Foi a primeira marca a ocupar também a frente da camisa, a partir do Campeonato Paulista. Com ela, o Timão chegou ao bi.
1984 - Citizen
Apareceu só no início do Brasileiro.
1984 - Bic
Esteve estampada na camisa por apenas um dia.
1984 - Corona
A empresa ajudou na renovação do contrato de Sócrates.
1985 a 1994 - Kalunga
O mais longo de todos os casamentos: apareceu pela primeira vez na camisa alvinegra num empate contra o Vasco da Gama (2-2), pelo Brasileiro, no dia 27 de janeiro de 1985. E só se despediu quase dez anos depois, no jogo Corinthians 1 x 1 Palmeiras.
1995 a 1996 - Suvinil
Entrou em campo para ganhar um Campeonato Paulista e uma Copa do Brasil.
1997 a 1998 - Excel
Além da publicidade, firmou um acordo mais amplo com o clube, que incluía compra de jogadores e outros investimentos. Vestia o time campeão paulista em 1997.
1998 - DDD/Embratel
Publicidade que entrou para jogar as finais durante o Brasileiro de 1998, contra o Cruzeiro. A estratégia deu sorte: o Timão foi campeão.
1999 a 2000 - Batavo
A resposta corintiana à concorrente Parmalat, do Palmeiras. Estava estampada nas camisas do time bicampeão brasileiro, em 1999, e campeão mundial, em 2000.
2000 a 2005 - Pepsi
Chegou no dia 21 de janeiro de 2000 [2]. , apenas uma semana depois da conquista do Mundial da FIFA. Com ela, o Timão ganhou dois Paulistas (2001 e 2003) e um Rio São Paulo (2002).
2003 - Kolumbus
Chegou no início de 2003, após um acordo da diretoria com a empresa, para que pagasse metade do salário do volante Vampeta, estampou apenas as mangas da camisa e saiu no final do mesmo ano, com seu patrocínio, o Corinthians ganhou o Campeonato Paulista de 2003.
2004 - Siemens
Assim como a Kolumbus, estampou apenas as mangas da camisa e após desacordos com a nova parceria do clube, saiu no mesmo ano.
2005 a 2007 - Samsung
Em 2005, após seis meses sem patrocínio [3]., a parceria Corinthians/MSI acertou com a Samsung [4]. Com ela veio o Tetra Campeonato Brasileiro. Deixou de ser patrocinadora do clube ao abaixar o valor do patrocínio devido à queda da equipe para a Série B [5].
2008 - Medial Saúde
Patrocinou o Timão durante o "calvário" na série B, pagando o referente a 16,5 milhões de reais em um contrato de um ano, se tornando o maior patrocínio de clubes brasileiros na época, superando os R$16,2 milhões pagos da Petrobrás ao Flamengo, e os R$16 milhões pagos da LG aoSão Paulo [6]. Em 20 de dezembro, o contrato foi encerrado pois o clube almejava ganhar mais após a chegada de Ronaldo "Fenômeno" (a partir de R$20 milhões). Apesar do contrato encerrado, em agradecimento a marca hospitalar, o Corinthians continuou usando a marca após o termino do contrato nos treinos e na concentração do time em Itú para a pré-temporada, que obteve um bom lucro com a exposição [7].
2009 - FordVivo e LOCAWEB
Durante o amistoso contra o Estudiantes de La Plata, no dia 17 de janeiro, o Corinthians, que estava sem patrocínio, negociou com as três marcas para estarem na camisa apenas no amistoso, numa tática chamada de "marketing de oportunidade". A Ford, ganhou o espaço na frente e nas costa, a Vivo com dois logos na parte da frente perto do escudo, e a LOCAWEB ficou com as mangas. Somando os patrocínios da camisa, os banner de propaganda do estádio e os direitos de TV, que foi comprado pela Rede Globo, o clube ganhou cerca de 1,5 milhões de reais [8].
2009 - LOCAWEB
Após não conseguir patrocino até o início do Campeonato Paulista, o Corinthians continuou com um dos três anunciantes do amistoso contra o Estudiantes, no começo do ano, que foi a Locaweb, que continuou a ocupar o espaço das mangas, por mais dois jogos contra o Barueri eBragantino durante o Campeonato Paulista.
2009 - Suvinil e Syl
O Corinthians fechou patrocínio com as duas empresas para as 2 partidas finais da Copa São Paulo de Juniores. A Suvinil voltava a equipe do Corinthians [9], depois de patrocinar o clube em 1995 e 1996, e ficou no espaço da frente e da costas, e a Syl ficou com as mangas. Eles acabaram dando sorte, com o time se consagrando Heptacampeão da "Copinha" [10].
2009 - AACD
No clássico contra o São Paulo no Campeonato Paulista de 2009, o clube que ainda estava sem patrocínio entrou com o logo da Associação de Assistência a Portadores de Deficiência sem receber nada pela propaganda [11], além de que todas as camisas foram autografadas e o lucro revertido para a AACD [12]. Após o clássico, o clube recebeu uma homenagem da com uma carta redigida pelo próprio presidente da entidade agradecendo ao apoio. [13] .
2009 - VisaPanasonic e Lupo
No clássico contra o Palmeiras pelo Campeonato Paulista de 2009, o Corinthians acertou com três patrocínio para vai disputa do Derby (como é conhecido o clássico entre Corinthians e Palmeiras). As empresas Visa (com espaço frente e costas), Panasonic (mangas) e Lupo (calção e espaço abaixo do número) foram os escolhidos para ficar na camisa do Timão apenas no clássico. Estas marcas receberam uma exposição mundial por terem sido a que ocupavam o espaço na camisa no 1º gol de Ronaldo com a camisa do clube, aos 47 minutos do segundo tempo [14].
2009 - Batavo/Perdigão
Após dez anos, a empresa de Laticínios Batavo volta a estampar as camisas do clube. Apesar de não ter conseguido um patrocínio de no mínimo R$20 milhões como era esperado, novamente o Corinthians consegue o maior patrocínio do Brasil, com o valor de R$18 milhões por 10 meses de contrato [15]. Com a Batavo estampada na camisa, o clube ganhou em 1999 o bicampeonato brasileiro, e em 2000, o Mundial de Clubes da FIFA. Em alguns jogos, o patrocínio foi mudado para Perdigão, que é a dona dos direitos da Batavo. Com ele foi Campeão Paulista e da Copa do Brasil de 2009.
O Corinthians assinou com patrocinador para as duas partidas finais do Campeonato Paulista: o Banco PanAmericano, banco e financeira do Grupo Silvio Santos [16]. O novo patrocínio vai estampar os calções, o qual o atacante Ronaldo, por meio de contrato firmado com o clube tem direito de 80% dos lucros e 20% do Corinthians. O contrato inicialmente para as duas partidas finais acabou fechando para o resto da temporada de 2009, onde além da marca do Banco PanAmericano no calção e frente (abaixo do patrocínio principal), no calção na parte da fretnte, e nas costas (abaixo do nome do jogador), ganhou dois novos logotipos na omeoplata, ou ombros, onde revezaram a Tele Sena e Baú da Felicidade. Viu o time ser Campeão Paulista e da Copa do Brasil de 2009.
2009 - Bozzano
Inicialmente o patrocínio com a marca de gel e cremes de barbear ficaria apenas para a primeira final do Campeonato Paulista de 2009, entre Santos x Corinthians, mas um acordo entre a Hypermarcas, dona da Bozzano, e o Corinthians, fecharam um acordo até o final do ano [17]. O esquema da negociação é o mesmo dos patrocínios de calção onde o atacante Ronaldo tem direito de 80% dos lucros e 20% do Corinthians. Foi a marca que estampou o time Campeão Paulista de 2009 e da Copa do Brasil do mesmo ano.
2009 - Avanço
Depois de preencher espaços na frente, costas, mangas, calção e meião, o Corinthians acerta com um patrocinador de desodorante, que pertence a Hypermarcas, a mesma dona da marca Bozzano que patrocina as mangas do time. A novidade foi o local escolhido para ficar a marca de desodorante, que foi as axilas do uniforme [18].
2010 a 2012 - Grupo Hypermarcas
Pelo terceiro ano seguido, o Corinthians apresentou o maior patrocínio do Brasil, acertando com o grupo Hypermarcas, que já possuia as marcas Bozzano (braços), e Avanço (axilas) no uniforme. O acordo é de R$ 38 milhões podendo chegar a R$ 50 milhões dependendo do desempenho da equipe no ano do centenário, com reajuste a cada final de ano, e contrato valido até março de 2012[19][20]. Além da manutenção das duas marcas, juntou-se a Neo Química Laboratórios como patrocinador master (no lugar da Batavo), e o detergente Assim, nos ombros, no espaço que pertencia a Baú e Tele-Sena.
2012 - Fisk
Depois da saída do Banco Panamericano, ultimo patrocinador do Grupo Silvio Santos que ainda restava na camisa do Corinthians, o Timão acertou com o a escola de idiomas Fisk [21]. O valor girá em torno R$ 7,5 milhões por ano além de aulas de inglês para os jogadores.
No jogo contra o Vasco pelas quartas de finais de Libertadores da América de 2012, o Corinthians acertou com um patrocínio para a disputa do jogo. A empresas Magazine Luiza (com espaço frente e costas).
2012 - AACD
No jogo contra a Ponte Preta no Campeonato Brasileiro de 2012, o clube que ainda estava sem patrocínio entrou com o logo da Associação de Assistência a Portadores de Deficiência sem receber nada pela propaganda, além de que todas as camisas foram autografadas e o lucro revertido para a AACD.
2012 - Iveco e Marabraz
No clássico contra o Santos, válido pelas semifinais da Libertadores da América de 2012, o Corinthians acertou com dois patrocínios para vai disputa do Clássico Alvinegro (como é conhecido o clássico entre Corinthians e Santos). As empresas Iveco (com espaço frente e costas) e Marabraz (mangas) foram os escolhidos para ficar na camisa do Timão apenas no clássico.
No clássico contra o Palmeiras, válido pela 6º rodada do Campeonato Brasileiro de 2012, o Corinthians, além de buscar os três pontos, entrou em campo por outro motivo especial: divulgar a SOS Mata Atlântica no peito e nas costas de sua camisa.
2012 - Iveco e Bombril [23]
No jogo contra o Boca Juniors, válido pelas finais da Libertadores da América de 2012, o Corinthians entrou em campo com as marcas das empresas Iveco (com espaço frente e costas) e Bombril (mangas).
No jogo contra o CR Vasco da Gama, válido pela 14º Rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2012, o Corinthians terá como patrocínio o Grupo Cultural Afro Reggae.

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